23 fevereiro 2010

Encontros com a História

“ PENSAR A DEMOCRACIA ACTUAL”

EXPOSIÇÃO E PALESTRA

de 15 a 19 de Março de 2010

06 fevereiro 2010

Cartas de amor- Fernando Pessoa

Fernando Pessoa


O que achas das cartas de amor? Serão ridículas ou não?

20 janeiro 2010

Dia dos namorados na Biblioteca

EXPOSIÇÃO  NA BIBLIOTECA
" Amor e Sexualidade"
Início a 12 de Fevereiro
Inserida no Projecto Educação para a saúde e sexualidade

Organização das professoras Mariana Cansado e Filomena Farinha

Dia Mundial da Poesia

DIA MUNDIAL DA POESIA

No dia 22 de Março vamos comemorar o Dia Mundial da Poesia na Biblioteca e, para tal, vamos apresentar uma GRANDE EXPOSIÇÃO de poemas feitos por alunos e professores. Entrega os teus poemas ao teu professor de Português ou na Biblioteca até dia 15 de Março. Podes assinar o teu poema ou criar um pseudónimo.
Colabora já nesta iniciativa.


19 janeiro 2010

Poetas Portugueses

FERNANDO PESSOA

Para te inspirares a escrever um poema...



AUTOPSICOGRAFIA


O poeta é um fingidor.


Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração.


In, Cruz G. (2004), Quinze Poetas Portugueses do século XX, Assírio e Alvim

........................................


SOPHIA DE MELLO B. ANDRESEN

PORQUE


Porque os outros se mascaram mas tu não

Porque os outros usam a virtude

Para comprar o que não tem perdão.

Porque os outros têm medo mas tu não.


Porque os outros são os túmulos caiados

Onde germina calada a podridão.

Porque os outros se calam mas tu não.



Porque os outros se compram e se vendem

E os seus gestos dão sempre dividendo.

Porque os outros são hábeis mas tu não.



Porque os outros vão à sombra dos abrigos

E tu vais de mãos dadas com os perigos.

Porque os outros calculam mas tu não.


in, Sena J. (1984), Líricas Portuguesas- I volume, Edições 70

...................................





 EUGÉNIO DE ANDRADE

Os Amigos


Os amigos amei

despido de ternura

fatigada;

uns iam, outros vinham,

a nenhum perguntava

porque partia,

porque ficava;

era pouco o que tinha,

pouco o que dava,

mas também só queria

partilhar

a sede de alegria —

por mais amarga.



In, Mourão P., (1981), Poemas de Eugénio de Andrade,Seara Nova



FLORBELA ESPANCA

Ser Poeta

Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior

Do que os homens! Morder como quem beija!

É ser mendigo e dar como quem seja

Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!


É ter de mil desejos o esplendor

E não saber sequer que se deseja!

É ter cá dentro um astro que flameja,

É ter garras e asas de condor!



É ter fome, é ter sede de Infinito!

Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...

É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...

É seres alma e sangue e vida em mim

E dizê-lo cantando a toda gente!



Florbela Espanca, in "Charneca em Flor"
..........................








ALEXANDRE O'NEILL




                   O quotidiano "não"


Estamos todos bem servidos

de solidão.

De manhã a recolhemos

do saco, em lugar de pão.



Pão é claro que temos

(não sou exageradão)

mas esta imagem do saco

contendo um pequeno «não»



não figura nesta prosa

assim do pé para a mão,

pois o saco utilizado,

que pode ser o do pão,



recebe modestamente

a corriqueira fracção

desse alimento que é

tão distribuído, tão



a domicílio como

o leite ou o pão.

Mas esse leitor aí

(bem real!) já diz que não,



que nunca viu no tal saco

o tal «não».

Ao que o poeta responde,

sem maior desilusão:



- Para dizer a verdade,

eu também não...

Mas estava confiante

na sua imaginação



(ou na minha...) e que sentia

como eu a solidão

e quanto ela é objecto

da carinhosa atenção



de quem hoje nos fornece

o quotidiano «não»,

por todos os meios, desde

a fingida distracção,



até ao entre-parêntesis

de qualquer reclusão...


In, Cruz G. (2004), Quinze Poetas Portugueses do século XX, Assírio e Alvim









18 janeiro 2010

Livros


Quem comprou mais livros durante a FEIRA do LIVRO foi a colega Elisa Moreira.

Obrigado pela colaboração.

15 dezembro 2009

O livro preferido dos docentes e funcionários da nossa Escola

Eles estão aí...na árvore.
Recentemente pendurados
por quem soube guardar o segredo
da misteriosa lista de livros.

O enigma dos livros que os docentes e funcionários da Escola mais gostaram de ler é agora exposto na árvore com o nome de quem os leu.




Vamos lá descobrir se eles estão lá ou não e faça uma postagem dizendo-nos porque gostou de ler aquele livro.

07 dezembro 2009

FEIRA DO LIVRO

Vem aí a FEIRA DO LIVRO

dias 9,10,11 de DEZEMBRO








02 dezembro 2009

Homenagem ao Professor Natalino Lopes

Não o conheci e não sei dizer como era, pois entrei pela primeira vez nesta escola este ano...mas hoje, as palavras que ouvi, os olhares tristes  escondidos por entre lágrimas disfarçadas, e uma situação quase  irreal,  deixava-nos a todos numa inefável inevitabilidade perante uma certeza inquieta. Tudo isto deixou-me antever alguém que se preocupava com os outros e um amigo para muitos que, como ele, partilharam as alegrias e desilusões desta vida de mestria.
Numa curiosidade lacinante procurei reconhecer quem vi, talvez um dia, uma só vez... quem sabe... na reunião geral de professores mas a memória não me deixou vislumbrar esse rosto sem idade.
Procurei saber quem era,  quem já não posso encontrar... e achei uma fotografia minúscula para certamente, um grande professor e uma frase, que ele tinha colocado no Moodle há cerca de 2 anos,  ilustrando este esforço invisível mas diário, de todos nós por eles  e ... para eles.


"Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei." ( Provérbio Chinês de autor desconhecido)

Uma nova estrela brilhará agora no céu.
Dora Santos

09 novembro 2009

Dia da Escola- 10 de Novembro

A Biblioteca e as comemorações do dia da Escola

Dia 10 de Novembro - das 9:30-16:30
Na Biblioteca temos o São Martinho - uma tradição a preservar.




Exposição
Tenda no átrio entre o P1 e P2

31 outubro 2009

Actividades OUT

EM OUTUBRO ACONTECEU NA BIBLIOTECA


  • DIA DAS BRUXAS - Colaboração do Clube de Línguas e profs de Inglês 




13 outubro 2009

Clube de Inglês




O Clube de Inglês colabora sempre nas exposições da Biblioteca.



Dia da Escola

No dia da Escola a Biblioteca vai fazer uma homenagem ao São Martinho.



Colabora com trabalhos para expôr:


  • biografias
  • provérbios
  • receitas
  • lendas
 e tudo o que a tua imaginação permita.

Clube dos amigos da Biblioteca


 O Clube dos amigos da Biblioteca

O Clube vai iniciar as actividades este ano e se quiseres podes inscrever-te junto ao teu Director de turma.  Este clube destina-se a toda a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários e  se fores voluntário poderás , se fores voluntário da Biblioteca podes:

- ajudar os alunos mais novos;
- participar em todas as actividades;
- aprender a arrumar e catalogar os livros e todo o material existente;
- apoiar os próprios colaboradores da Biblioteca Escolar;
- organizar exposições;
- partilhar/ dar sugestões para a melhoria da Biblioteca.

12 outubro 2009

Recomendamos esta semana

Umberto Eco, O nome da rosa

Um romance cheio de acção que se passa numa biblioteca duma abadia.
Tudo se passa à volta de um manuscrito do séc XIV cujo autor é um monge beneditino entretanto, existem uns crimes misteriosos que se vão sucedendo na abadia e Guilherme será o investigador deste mistério.

Existe na nossa biblioteca Estante 21-Prateleira A

07 outubro 2009

A nossa Biblioteca

A Biblioteca da Escola Seomara da Costa Primo está localizada no Pavilhão 1 no 1º andar. O centro de recursos da Biblioteca dispõe de diversas secções de livros, revistas, jogos, filmes e está equipado com computadores com ligação à Internet. Podem ser consultadas localmente enciclopédias, dicionários e outro tipo de livros e também existe um serviço de empréstimo ao domicílio, por isso...aparece e serás sempre bem acolhido pela equipa de professores que espera por ti.



06 outubro 2009

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


O Mês Internacional da Biblioteca Escolar é comemorado desde 2007 e, assim sendo, durante o mês de Outubro as bibliotecas escolares têm por norma organizar um conjunto de actividades, envolvendo toda a escola e a comunidade em que esta se insere, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar toda a comunidade escolar para a sua utilização.
A Rede de Bibliotecas Escolares decidiu que o dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.


Aguarda pelas novidades.