Escola
Um futuro
Um caminho
Agarra oportunidades e não te sentirás sozinho
Segue o teu caminho e não desistas do teu sonho
Questionários não te faço
Na tua vida não me oponho..
Quero que tu saibas que a escola só fabrica o bem
Ajuda-te a crescer
Para mais tarde seres alguém
Problemas que tu tenhas - lá serão resolvidos
Miúdos com problemas - lá não serão esquecidos
Pensa por ti - mas não penses só em ti
O caminho a seguir só depende de ti
Se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar
A idade adolescente só sabe os erros transportar
Empregos - tenho a certeza que não caem do céu
Para teres uma vida estável tens de procurar o teu
Não te fies no ditado - que quem espera sempre alcança
Com os empregos a diminuir sem conformidade na balança
Uns com muito e outros com tão pouco
É a realidade que observamos neste mundo louco
O que vai volta - o que volta já não vai
Quem cai levanta e o que levanta já não cai
Baixei a cabeça mas levantei
E agora orgulhoso naquilo que me tornei..
Não esperes por ninguém
Esforça-te também
Porque quem está a teu lado hoje
Amanhã pode não estar
Tens de ser tu próprio - o teu caminho a traçar
Pensa na escola
Como um passo pr’ó futuro
Porque se dela desistes
Não conseguirás saltar o muro..
A bondade é a delicadeza das almas grosseiras
Na caminhada para o futuro só vais levar rasteiras
Alerto todo o mal e aconselho todo o bem
Agarro-me ao presente para no futuro ser alguém
Pensamentos diferentes
Almas perdidas
Penso em mim
Mas também penso nas crianças desaparecidas
Escola encaminha aconselha-te a crescer
Escola é uma amiga que muitos não conseguem ver
Os dias vão passando a mente a evoluir
Quero que tu saibas o caminho a seguir
Criticar é fácil superar é complicado
Queres ser o melhor mas não pensas no do lado
Maldade não acaba
Racismo predomina
Não fiques com essa mente considerada assassina
Eu sou o Isaías e passo-te esta mensagem
Só consegues ser alguém com esforço e coragem
Chegou a minha vez
Quero as respostas para todos os meus porquês
O mundo é redondo mas não parece assim tanto
Visto que cada raça está espalhada no seu canto
São todos irmãos
Somos todos iguais
Mesmo que não sejamos filhos dos mesmos pais
O que conta é o interior e não o exterior
Pois só existe para definir mais uma cor
Rendo-me aos problemas que pela frente me deparo
Ver paz e amor está cada vez mais raro
Mas a vida não acaba
Quem quer mais do que tem
Acaba sozinho e normalmente sem ninguém
conflitos entre nos sempre vai haver
Pois não á amor que não tenho problemas para resolver
Pensar é viver parar é morrer
Lutar contra os problemas é uma maneira de crescer
Eu luto contra os meus e tu lutas contra os teus
E no final ……………somos todos filhos de Deus
Cabe-me a mim vir pôr um ponto final
A escola é às vezes um sítio muito fora do normal
Ajudado por um amigo e sempre pronto a dar a mão
Recordo que a escola deu-me boa educação
Agradecido não me esqueço do tudo o que aprendi
Apareço e desapareço com o pouco que já vivi
Vou vivendo e revivendo o que o futuro me reserva
Esperei mas encontrei o que a escola observa
Falo de mim aluno bem sucedido
Mas amigos meus já não tinham rumo nem sentido
Uns vêm para a escola sem saber o que fazer
Outros ficam no intervalo a ver o tempo a decorrer
Só sabem falar mal da nossa instituição
Mas para mim eu considero esta escola como um mundo
Criticar também critico, chateado também eu fico
Mas percebo que esta escola é como um mundo é infinito
Agarra a oportunidade que a escola te oferece
E verás que no futuro superaste nos testes
(André, Belarmino, Ítalo, Ísaias)
13 abril 2010
Gulbenkian oferece livros à nossa Biblioteca
Por intermédio da Dra. Filomena Farinha foram oferecidos, pela Fundação Calouste Gulbenkian, vários livros de interesse científico em diversas áreas, nomeadamente sobre arte, filosofia, história , música e literatura.
Um agradecimento muito especial a esta colega que está sempre a trabalhar para a melhoria da nossa escola.
Um agradecimento muito especial a esta colega que está sempre a trabalhar para a melhoria da nossa escola.
06 fevereiro 2010
20 janeiro 2010
Dia dos namorados na Biblioteca
EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA
" Amor e Sexualidade"
Início a 12 de Fevereiro
Inserida no Projecto Educação para a saúde e sexualidade
Organização das professoras Mariana Cansado e Filomena Farinha
Dia Mundial da Poesia
DIA MUNDIAL DA POESIA
No dia 22 de Março vamos comemorar o Dia Mundial da Poesia na Biblioteca e, para tal, vamos apresentar uma GRANDE EXPOSIÇÃO de poemas feitos por alunos e professores. Entrega os teus poemas ao teu professor de Português ou na Biblioteca até dia 15 de Março. Podes assinar o teu poema ou criar um pseudónimo.
Colabora já nesta iniciativa.
19 janeiro 2010
Poetas Portugueses
FERNANDO PESSOAPara te inspirares a escrever um poema...
AUTOPSICOGRAFIA
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
In, Cruz G. (2004), Quinze Poetas Portugueses do século XX, Assírio e Alvim
SOPHIA DE MELLO B. ANDRESEN
PORQUE
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
in, Sena J. (1984), Líricas Portuguesas- I volume, Edições 70
...................................
Os Amigos
Os amigos amei
despido de ternura
fatigada;
uns iam, outros vinham,
a nenhum perguntava
porque partia,
porque ficava;
era pouco o que tinha,
pouco o que dava,
mas também só queria
partilhar
a sede de alegria —
por mais amarga.
In, Mourão P., (1981), Poemas de Eugénio de Andrade,Seara Nova
Ser Poeta
Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda gente!
Florbela Espanca, in "Charneca em Flor"
..........................
ALEXANDRE O'NEILL
O quotidiano "não"
Estamos todos bem servidos
de solidão.
De manhã a recolhemos
do saco, em lugar de pão.
Pão é claro que temos
(não sou exageradão)
mas esta imagem do saco
contendo um pequeno «não»
não figura nesta prosa
assim do pé para a mão,
pois o saco utilizado,
que pode ser o do pão,
recebe modestamente
a corriqueira fracção
desse alimento que é
tão distribuído, tão
a domicílio como
o leite ou o pão.
Mas esse leitor aí
(bem real!) já diz que não,
que nunca viu no tal saco
o tal «não».
Ao que o poeta responde,
sem maior desilusão:
- Para dizer a verdade,
eu também não...
Mas estava confiante
na sua imaginação
(ou na minha...) e que sentia
como eu a solidão
e quanto ela é objecto
da carinhosa atenção
de quem hoje nos fornece
o quotidiano «não»,
por todos os meios, desde
a fingida distracção,
até ao entre-parêntesis
de qualquer reclusão...
In, Cruz G. (2004), Quinze Poetas Portugueses do século XX, Assírio e Alvim
18 janeiro 2010
Livros
Quem comprou mais livros durante a FEIRA do LIVRO foi a colega Elisa Moreira.
Obrigado pela colaboração.
15 dezembro 2009
O livro preferido dos docentes e funcionários da nossa Escola
Eles estão aí...na árvore.
Recentemente pendurados
por quem soube guardar o segredo
da misteriosa lista de livros.
O enigma dos livros que os docentes e funcionários da Escola mais gostaram de ler é agora exposto na árvore com o nome de quem os leu.
Vamos lá descobrir se eles estão lá ou não e faça uma postagem dizendo-nos porque gostou de ler aquele livro.
Recentemente pendurados
por quem soube guardar o segredo
da misteriosa lista de livros.
O enigma dos livros que os docentes e funcionários da Escola mais gostaram de ler é agora exposto na árvore com o nome de quem os leu.
Vamos lá descobrir se eles estão lá ou não e faça uma postagem dizendo-nos porque gostou de ler aquele livro.
07 dezembro 2009
02 dezembro 2009
Homenagem ao Professor Natalino Lopes
Não o conheci e não sei dizer como era, pois entrei pela primeira vez nesta escola este ano...mas hoje, as palavras que ouvi, os olhares tristes escondidos por entre lágrimas disfarçadas, e uma situação quase irreal, deixava-nos a todos numa inefável inevitabilidade perante uma certeza inquieta. Tudo isto deixou-me antever alguém que se preocupava com os outros e um amigo para muitos que, como ele, partilharam as alegrias e desilusões desta vida de mestria.
Numa curiosidade lacinante procurei reconhecer quem vi, talvez um dia, uma só vez... quem sabe... na reunião geral de professores mas a memória não me deixou vislumbrar esse rosto sem idade.
Procurei saber quem era, quem já não posso encontrar... e achei uma fotografia minúscula para certamente, um grande professor e uma frase, que ele tinha colocado no Moodle há cerca de 2 anos, ilustrando este esforço invisível mas diário, de todos nós por eles e ... para eles.
"Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei." ( Provérbio Chinês de autor desconhecido)
Uma nova estrela brilhará agora no céu.
Dora Santos
09 novembro 2009
Dia da Escola- 10 de Novembro
A Biblioteca e as comemorações do dia da Escola
Dia 10 de Novembro - das 9:30-16:30
Na Biblioteca temos o São Martinho - uma tradição a preservar.
Exposição
Tenda no átrio entre o P1 e P2
Dia 10 de Novembro - das 9:30-16:30
Na Biblioteca temos o São Martinho - uma tradição a preservar.
Exposição
Tenda no átrio entre o P1 e P2
31 outubro 2009
Actividades OUT
EM OUTUBRO ACONTECEU NA BIBLIOTECA
- DIA DAS BRUXAS - Colaboração do Clube de Línguas e profs de Inglês
13 outubro 2009
Dia da Escola
No dia da Escola a Biblioteca vai fazer uma homenagem ao São Martinho.
Colabora com trabalhos para expôr:
Colabora com trabalhos para expôr:
- biografias
- provérbios
- receitas
- lendas
Clube dos amigos da Biblioteca
O Clube vai iniciar as actividades este ano e se quiseres podes inscrever-te junto ao teu Director de turma. Este clube destina-se a toda a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários e se fores voluntário poderás , se fores voluntário da Biblioteca podes:
- ajudar os alunos mais novos;
- participar em todas as actividades;
- aprender a arrumar e catalogar os livros e todo o material existente;
- apoiar os próprios colaboradores da Biblioteca Escolar;
- organizar exposições;
- partilhar/ dar sugestões para a melhoria da Biblioteca.
12 outubro 2009
Recomendamos esta semana
Umberto Eco, O nome da rosa
Um romance cheio de acção que se passa numa biblioteca duma abadia.
Tudo se passa à volta de um manuscrito do séc XIV cujo autor é um monge beneditino entretanto, existem uns crimes misteriosos que se vão sucedendo na abadia e Guilherme será o investigador deste mistério.
Existe na nossa biblioteca Estante 21-Prateleira A

Um romance cheio de acção que se passa numa biblioteca duma abadia.
Tudo se passa à volta de um manuscrito do séc XIV cujo autor é um monge beneditino entretanto, existem uns crimes misteriosos que se vão sucedendo na abadia e Guilherme será o investigador deste mistério.
Existe na nossa biblioteca Estante 21-Prateleira A
07 outubro 2009
A nossa Biblioteca

06 outubro 2009
Mês Internacional da Biblioteca Escolar

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar é comemorado desde 2007 e, assim sendo, durante o mês de Outubro as bibliotecas escolares têm por norma organizar um conjunto de actividades, envolvendo toda a escola e a comunidade em que esta se insere, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar toda a comunidade escolar para a sua utilização.A Rede de Bibliotecas Escolares decidiu que o dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.
Aguarda pelas novidades.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















