14 março 2011

Clube de Xadrez

Clube de Xadrez

Vem fazer a inscrição no Clube de Xadrez e entra em competições/Torneios, aprende a jogar e diverte-te. Pede  já a ficha de inscrição na Biblioteca.

08 março 2011

8 de Março

Vamos associar as celebrações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER com a REPÚBLICA e será comemorado na nossa Escola entre 10 e 11 de Março. Vamos ter exposições e surpresas...

14 fevereiro 2011

Love,Love, Love

Dia dos namorados
Vem à Biblioteca ver se aquele/aquela por quem suspiras também suspira por ti...love, love, love.

 O Clube de línguas  preparou uma caixa especial para esse efeito!

Depois arranja coragem e diz-lhe ... ou manda-lhe um Valentine card . Estou com um "feeling" que vais ter um sim como resposta.

07 fevereiro 2011

Novos jogos da Biblioteca

Existem muitos jogos novos na Biblioteca
Vem experimentar e diverte-te a jogar


Esta semana sugerimos 4 jogos:
JOGOS SEM FRONTEIRAS

MASTER MIND e SUPER MASTER MIND



SCRABBLE ORIGINAL E SCRABBLE DE LUXO

4 EM LINHA ( 4 JOGOS)

31 janeiro 2011

REGRAS DA BIBLIOTECA

A PARTIR DE DIA 1 DE FEVEREIRO




OS COMPUTADORES SÓ PODEM SER UTILIZADOS PARA PESQUISA / ELABORAÇÃO DE TRABALHOS.





«NINGUÉM FICA DOIDO DE TANTO ESTUDAR!

É mais fácil ficar doido de tanto ser burro.»

André Azevedo da Fonseca


«Você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência.

Invista nela.

ESTUDE!»

Augusto Cury
«O estudo é uma espécie de alimento natural da mente.»

Stevenson

«APRENDER é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.»
Leonardo Da Vinci



NÃO É PERMITIDO

JOGAR NOS COMPUTADORES

nem qualquer outra

utilização que não seja trabalho.

24 janeiro 2011

Plano Nacional de Leitura

No âmbito do Plano Nacional de Leitura foram adquiridos cerca de 300 novos livros para a nossa Biblioteca. Aqui vão alguns que poderás ler:

  • Pepetela, O quase fim do mundo



  • Tenesse Williams, Um eléctrico chamado desejo
  • AV,Contos de Vampiros
  • Helena Marques, O último cais
  • François Laroque, Shakespeare o teatro do mundo
  • Manuel Alegre, Barbi- Ruivo: o meu primeiro Camões

  • Luísa Ducla Soares, Diário de Sofia e companhia aos 15 anos

  • Helena Marques, O último cais

10 janeiro 2011

Inês Pedrosa - Os íntimos

                                                              


Os Íntimos é uma visita ímpar ao universo dos homens. Ao longo de uma noite, memórias cruzam-se com revelações, retratando as vivências e opções de uma geração.
Contrastando com as três protagonistas femininas de Nas Tuas Mãos, Inês Pedrosa define este elenco masculino de um modo subtil e certeiro.

O livro existe na tua Biblioteca

Oscar Wilde - O retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray  de  Oscar Wilde


Capítulo I

Por todo o atelier pairava o aroma intenso das rosas e

quando a branda aragem estival corria por entre as árvores do

jardim, entrava pela porta a fragrância carregada do lilás, ou

ainda o perfume delicado do espinheiro de floração rósea.

Estendido no divã de bolsas de seda persas, a fumar, como era

seu costume, cigarro após cigarro, Lord Henry Wotton só

conseguia vislumbrar do seu canto as flores adocicadas e cor

de mel de um laburno, cujos ramos trémulos pareciam mal poder

suportar o peso de beleza tão fulgurante. De vez em quando,

através dos cortinados de tussor de seda que cobriam a enorme

janela, via passarem velozes as sombras fantásticas das aves,

que produziam como que um momentâneo efeito japonês, o que o

levava a pen.(...)

Este livro existe na tua Biblioteca

29 novembro 2010

Uma árvore de Natal solidária

Neste Natal vamos fazer uma Árvore de Natal solidária.

TOP SEOMARA

No TOP SEOMARA temos  José Saramago.
Aproveita e vem lê-lo na nossa Biblioteca!


22 novembro 2010

Feira do livro

De 22 a 30 de Novembro
vem até à Biblioteca.



Aparece na nossa FEIRA DO LIVRO
e podes comprar livros mais baratos.
Esperamos por ti !!!

15 novembro 2010

10 de Novembro - Dia da escola


Para veres mais fotos consulta o site da Biblioteca.

08 novembro 2010

DIA DA SEOMARA



No dia 10 de Novembro  4ª feira vamos ter várias actividades:

- Exposição de trabalhos sobre o tema : "Uma pessoa especial na minha vida"


- Taça Seomara


- Desfile com as cores da bandeira Francesa


- Karaoke em Inglês


- Puzzle Seomara


- Olimpíadas de Matemática

e muito mais. Participa.

Já temos funcionária na Biblioteca

Finalmente temos uma funcionária para nos ajudar na Biblioteca! E que falta ela nos fazia!!!
Agora já podemos contar com a boa disposição e o profissionalismo que nos habituou a D. Manuela.


Seja bem vinda à Biblioteca.

22 outubro 2010

BIBLIOTECA MUNDIAL DIGITAL

A BIBLIOTECA MUNDIAL DIGITAL
Aqui está um recurso ao teu dispor para pesquisas de todo o tipo.







24 setembro 2010

Peddy-paper na Biblioteca

República , passo a passo...


Vem aí um peddy-paper super engraçado e é já nos dias 6,7 e 8 de Outubro.

Increve-te já junto do teu DT.

Forma uma equipa com 3 alunos da turma e entra nesta aventura.

25 julho 2010

Boas férias

Vamos de férias...voltamos dia 13 de Setembro.

21 maio 2010

O ANTES e o DEPOIS de uma exposição


Estamos quase a preparar uma nova exposição. Desta vez vêm aí as Áreas Curriculares Não Disciplinares e vamos ter as várias  fases da preparação de uma exposição.
A trabalheira que dá....ninguém imagina! Tudo tem de ficar certinho e a condizer. Só quem passa por isso é que sabe e vão ser alguns dos vossos professores que o vão fazer !
Vamos tentar desvendar todo esse processo, o que acontece ANTES e o DEPOIS... o que geralmente não vimos ao montar uma exposição e depois o resultado final .

11 maio 2010

Dia da Europa 9 de Maio

Exposição sobre o DIA DA EUROPA

de 9 a 14 de Maio
Organização da Professora Ana Veloso

04 maio 2010

Vem aí a exposição sobre "A Saúde Alimentar"



Preparem-se pois entre 3 a 7 de Maio vamos ter na Biblioteca uma exposição sobre "A Saúde Alimentar" inserida no projecto Educação para a Saúde e Sexualidade e  organizada pelas professoras Mariana Cansado e Filomena Farinha.

13 abril 2010

Poema do 10º 6 - André,Belarmino, Ítalo e Ísaias

Escola

Um futuro

Um caminho

Agarra oportunidades e não te sentirás sozinho

Segue o teu caminho e não desistas do teu sonho

Questionários não te faço

Na tua vida não me oponho..

Quero que tu saibas que a escola só fabrica o bem

Ajuda-te a crescer

Para mais tarde seres alguém

Problemas que tu tenhas - lá serão resolvidos

Miúdos com problemas - lá não serão esquecidos

Pensa por ti - mas não penses só em ti

O caminho a seguir só depende de ti

Se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar

A idade adolescente só sabe os erros transportar

Empregos - tenho a certeza que não caem do céu

Para teres uma vida estável tens de procurar o teu

Não te fies no ditado - que quem espera sempre alcança

Com os empregos a diminuir sem conformidade na balança

Uns com muito e outros com tão pouco

É a realidade que observamos neste mundo louco

O que vai volta - o que volta já não vai

Quem cai levanta e o que levanta já não cai

Baixei a cabeça mas levantei

E agora orgulhoso naquilo que me tornei..

Não esperes por ninguém

Esforça-te também

Porque quem está a teu lado hoje

Amanhã pode não estar

Tens de ser tu próprio - o teu caminho a traçar

Pensa na escola

Como um passo pr’ó futuro

Porque se dela desistes

Não conseguirás saltar o muro..


A bondade é a delicadeza das almas grosseiras

Na caminhada para o futuro só vais levar rasteiras

Alerto todo o mal e aconselho todo o bem

Agarro-me ao presente para no futuro ser alguém

Pensamentos diferentes

Almas perdidas

Penso em mim

Mas também penso nas crianças desaparecidas

Escola encaminha aconselha-te a crescer

Escola é uma amiga que muitos não conseguem ver

Os dias vão passando a mente a evoluir

Quero que tu saibas o caminho a seguir

Criticar é fácil superar é complicado

Queres ser o melhor mas não pensas no do lado

Maldade não acaba

Racismo predomina

Não fiques com essa mente considerada assassina

Eu sou o Isaías e passo-te esta mensagem

Só consegues ser alguém com esforço e coragem


Chegou a minha vez

Quero as respostas para todos os meus porquês

O mundo é redondo mas não parece assim tanto

Visto que cada raça está espalhada no seu canto

São todos irmãos

Somos todos iguais

Mesmo que não sejamos filhos dos mesmos pais

O que conta é o interior e não o exterior

Pois só existe para definir mais uma cor

Rendo-me aos problemas que pela frente me deparo

Ver paz e amor está cada vez mais raro

Mas a vida não acaba

Quem quer mais do que tem

Acaba sozinho e normalmente sem ninguém

conflitos entre nos sempre vai haver

Pois não á amor que não tenho problemas para resolver

Pensar é viver parar é morrer

Lutar contra os problemas é uma maneira de crescer

Eu luto contra os meus e tu lutas contra os teus


E no final ……………somos todos filhos de Deus


Cabe-me a mim vir pôr um ponto final

A escola é às vezes um sítio muito fora do normal

Ajudado por um amigo e sempre pronto a dar a mão

Recordo que a escola deu-me boa educação

Agradecido não me esqueço do tudo o que aprendi

Apareço e desapareço com o pouco que já vivi

Vou vivendo e revivendo o que o futuro me reserva

Esperei mas encontrei o que a escola observa

Falo de mim aluno bem sucedido

Mas amigos meus já não tinham rumo nem sentido

Uns vêm para a escola sem saber o que fazer

Outros ficam no intervalo a ver o tempo a decorrer

Só sabem falar mal da nossa instituição

Mas para mim eu considero esta escola como um mundo

Criticar também critico, chateado também eu fico

Mas percebo que esta escola é como um mundo é infinito

Agarra a oportunidade que a escola te oferece

E verás que no futuro superaste nos testes

(André, Belarmino, Ítalo, Ísaias)

Gulbenkian oferece livros à nossa Biblioteca

Por intermédio da Dra. Filomena Farinha foram oferecidos, pela Fundação Calouste Gulbenkian, vários livros de interesse científico em diversas áreas, nomeadamente sobre arte, filosofia, história , música e literatura.
Um agradecimento muito especial a esta colega que está sempre a trabalhar para a melhoria da nossa escola.